Que infância? – Rio Center

Que infância?

Celina Maria Bezerra

Nascida em Caicó (RN), pedagoga aposentada pela UFRN e, atualmente, orientadora pedagógica do Centro de Educação Integrada (CEI Romualdo).

 

Saia! É conversa de gente grande! Era essa uma ordem frequente para meninas e meninos, nos tempos de minha infância. Como mudou o contexto da infância e adolescência em sete décadas! E se disser que, recentemente, uma adolescente trancou os pais no banheiro? Sem direito a celular? Calma, nada era tão bom, nada é tão ruim! A dialética nos ensina que a contradição rege o mundo: em tudo se encontra o sim e o não. Se a autoridade e domínio dos adultos tinha lá seus resultados no controle e disciplina, a construção da autonomia das crianças e adolescentes de hoje é necessária para esta realidade tão competitiva.

Que infância? Encontrar o equilíbrio entre proibição e permissão é o grande desafio para pais e educadores. Desafio maior é do nosso país, em oferecer Educação Básica pública e de qualidade para milhares de crianças marginalizadas que se tornam malabaristas em sinais de trânsito — quando não, outras e outras condições mais indignas ainda.

Aquela minha infância silenciada, no ambiente familiar e nos internatos, não se adequa às atuais demandas sociais. Crianças e adolescentes precisam de protagonismo, voz, diálogo. Precisam compreender o mundo, segundo o conhecimento científico, porque cegonha e bicho-papão não condizem com visão crítica da realidade.

Que infância? A da verdadeira e permanente interação entre pais e filhos: olho no olho, argumentos, contra-argumentos, construção conjunta de valores para conviver com a diversidade, para mudar enormes mazelas predominantes na sociedade brasileira. Sem terceirizar educação para a internet nem mesmo para as escolas, cuja função principal é a socialização do conhecimento científico, embora ambas contribuam para a formação de crianças e jovens.

Sem a intervenção permanente da família, durante infância e adolescência, é como dizem alguns: melhor não ter filhos!

Comece a digitar e aperte Enter para buscar

Carrinho