Operação Verão 2014 – Rio Center

Operação Verão 2014

Operação Verão 2014

FOTO1

Verão chegando e todo mundo querendo entrar em forma para arrasar na hora de mostrar o corpão na praia. Não é mesmo? Pensando nisso, o post de hoje é especial para quem já aderiu ou pretende aderir a Operação Verão 2014.

Trouxemos uma entrevista exclusiva da Revista Rio Center com Deborah Cordeiro de Sá, ecochef e nutricionista (com pós-graduação em nutrição clínica funcional). Deborah comanda a Cozinha Ecológica, empresa que dá cursos de culinária ecológica e elabora produtos a partir de alimentos funcionais e orgânicos. A entrevista fala um pouco sobre a dieta que é hit no momento, a Detox. Vamos conferir?

RC – Entre as dietas que são hit no momento, a Detox tem se destacado. A que se deve o sucesso dessa dieta? Muito mais que uma dieta de retirada de glúten, lactose e produtos de origem animal, o Detox é o início da reeducação alimentar. O nosso organismo se desintoxica naturalmente todos os dias. Mas, dependendo da dieta, do estilo de vida e de outros fatores, o organismo precisa de ajuda. É aí que entra a Destoxificação – uma dieta que preza por alimentos frescos e orgânicos, chás de forma personalizada (já que atuam como um remédio em nosso organismo), água filtrada com pH acima de 7,5 e livre de metais pesados, dentre outros. É importante ter acompanhamento de um nutricionista e/ou médico.

FOTO2

RC – Quem pode seguir a dieta Detox? Qualquer pessoa pode se submeter ao processo de destoxificação, desde que com acompanhamento médico. É importante lembrar, porém, que: lactantes, gestantes, pessoas com patologias na tireóide ou problemas renais e hepáticos não devem fazer uma dieta de caráter 100% destoxificante.

RC – O que vem a ser culinária ecológica? A culinária ecológica preocupa-se com o meio ambiente tanto no sentido externo (planeta Terra) quanto no sentido interno (ser humano). É, na verdade, uma prática que não se limita as sofisticadas técnicas de preparo de alimentos nem somente ao sabor dos mesmos. Para ser ecológico, de fato, deve haver a preocupação com a natureza, com a economia e com os alimentos orgânicos.

RC – Quais os alimentos que podem ser consumidos sem culpa durante o verão? É importante comer alimentos crus de origem vegetal todos os dias. Vitamina de frutas (pela manhã), salada de frutas, sementes diversas (chia, linhaça, girassol etc), oleaginosas (castanhas), brotos (de feijão, lentilha, alfafa etc), saladas, chás gelados (hibisco, capim santo, limão siciliano, etc), cereais e grãos integrais (quinoa, amaranto, arroz integral, aveia) estão liberados.

RC – Na tentativa de perder medidas mais rapidamente, muitas pessoas aderem à dieta zero carbo. Esse tipo de dieta representa algum risco à saúde? Ficar de jejum, pular refeições ou seguir dietas muito restritivas como a dieta “law carbo”, realmente emagrece, mas apenas no curto prazo. Quando se restringe a ingestão de comida, principalmente sem orientação de um profissional nutricionista, o corpo acredita instintivamente que está passando fome e entra em um modo de proteção, tornando o metabolismo mais lento e estocando energia (caloria) na forma de gordura. Não se trata, portanto, da dieta mais indicada, já que seus resultados duram bem menos.

FOTO3

 

Comece a digitar e aperte Enter para buscar

Carrinho